Castellano English
 
 

 
 
 
 

Página Inicial | Empresa | Conceito - Fitoterapia

 

"A palavra Fitoterapia deriva do grego phytón, que significa planta, e therapeía, que quer dizer tratamento. Como o próprio nome indica trata-se de um tratamento à base de plantas. Estas plantas, mesmo não sendo consideradas medicamentos, têm propriedades medicinais que lhes conferem ação no bem-estar, na melhoria ou até na cura de algumas doenças, podendo assim, resolver alguns problemas de saúde das pessoas, sejam eles de origem física ou psicológica. A utilização de plantas com fins medicinais é, provavelmente, a forma mais antiga usada pelo Homem para se curar ou reduzir os seus sofrimentos.

Trata-se de utilizar aquilo que a natureza nos dá de forma menos agressiva para dar e melhor saúde, tal como é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com grande interesse pelas plantas, pouco a pouco, o Homem foi procurando descobrir propriedades, virtudes e toxidades de cada uma delas. Hoje em dia, as plantas reassumem o seu papel como um valioso recurso terapêutico oferecido pela natureza, o seu uso é cada vez mais popular entre os povos de todo o mundo. Na verdade, estamos perante uma Fitoterapia científica, já que existem imensos produtos à base de plantas fabricados com rigor científico e com a certeza de que determinada planta é eficaz em determinadas situações. Também na medicina convencional, alguns medicamentos são produzidos exclusivamente à base de plantas.

 

É um facto que aproximadamente 80% da população mundial utiliza produtos à base de plantas pelo que, com o adequado estudo e desenvolvimento, a OMS procura que melhores cuidados de saúde possam ser alargados a todos neste século XXI.

A utilização de plantas pode ser um excelente coadjuvante da nutrição, juntamente com os Suplementos Alimentares e dos medicamentos clássicos ou convencionais. No nosso País, a Fitoterapia comça a ser encarada com respeito, uma vez que existem casa vez mais profissionais devidamente qualificados em termos de conhecimentos científicos que a utilizam.

Por isso a Fitoterapia não é uma forma terapêutica, mas uma terapêutica com um grande lugar no futuro."

 


Voltar para página anterior