Blog / Saúde / DORES DE CABEÇA


DORES DE CABEÇA

...o que fazer?

30 Nov 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - DORES DE CABEÇA
 

Chamamos indistintamente de dores de cabeça, mas na verdade há vários tipos de cefaleias provocadas por diferentes causas e que requerem também tratamentos diferentes, com o denominador comum “dor”.

 

As dores de cabeça dividem-se em primárias e secundárias. As primárias não resultam de outra doença e são as cefaleias de tensão, enxaquecas e cefaleias em salva.

 

As cefaleias de tensão são as mais comuns e ocorrem devido a uma tensão muscular que afeta ambos os lados da cabeça, pressionando como se se usasse um chapéu demasiado apertado. Estão associadas a stress, cansaço, ansiedade e posições incorretas dos músculos do pescoço e ombros.

 

As enxaquecas são menos comuns e atingem mais o sexo feminino. A enxaqueca afeta, normalmente, apenas um lado da cabeça. Esta dor é pulsátil, intensa e frequentemente incapacitante. Podem ser desencadeadas por estímulos visuais, cheiros intensos, tensão emocional/stress, esforço físico, entre outros.

 

As cefaleias em salva são as mais raras e afeta mais o sexo masculino. A dor é intensa e é sentida em redor de um dos olhos, acompanhada de outros sintomas como lacrimejo, congestão ou corrimento nasal.

 

As dores de cabeça de origem secundária são as que surgem associadas a outras doenças, como a sinusite por exemplo e a alterações hormonais femininas próprias da menstruação, da gravidez e da menopausa.

 

PREVENÇÃO

 

Pela perturbação que as cefaleias provocam, o melhor é prevenir. Esta prevenção pode ser feita adotando as seguintes regras:

  • Dormir bem e o número de horas suficiente, de forma confortável
  • Praticar exercício físico com regularidade
  • Alimentação equilibrada (evitar alimentos como queijo, chocolate e fritos)
  • Evitar saltar refeições, sobretudo o pequeno-almoço
  • Relaxar nos momentos de maior tensão

 

 

Carla Santos

Farmacêutica (I&D) DietMed