Blog / Saúde / O QUE SÃO SMARTNUTRIENTS?


O QUE SÃO SMARTNUTRIENTS?


6 Ago 2019 Publicado por Dietmed

Dietmed - O QUE SÃO SMARTNUTRIENTS?
 

Smartnutrients são alimentos para o cérebro sob a forma de vitaminas, minerais, hormonas, super alimentos e plantas, que melhoram a performance mental, o humor, dão mais energia e também têm propriedades “anti-aging”.

 

Vamos então referir alguns destes nutrientes, exaltando as suas propriedades e indicações, assim como as suas fontes mais comuns:

 

Cálcio: importante para os ossos, sistema nervoso e sistema cardíaco. É durante o período da infância e adolescência que fixamos mais cálcio nos ossos. Fontes: vegetais de folha verde, tofu, salmão, frutos secos e bróculos.

 

Ferro: prioritário para os glóbulos vermelhos. Ajuda na energia e na nutrição das células cerebrais. Fontes: cacau em pó, feijão, leguminosas, gema de ovo e beterraba. Associar alimentos ricos em vitamina C aumenta a absorção do ferro, como por exemplo: citrinos, couve de bruxelas e tomate.

 

Vitamina D: chamada de vitamina do sol participa em inúmeros processos metabólicos. O mais conhecido é sem dúvida a fixação de cálcio, mas não só. A vitamina D é extremamente importante em doenças degenerativas. A esclerose múltipla apresenta melhorias com altas doses desta vitamina. Fontes: manteiga, peixes gordos e óleos de fígado de peixes.

 

Curcuma: este nutriente é sem dúvida magnífico. As suas propriedades anti-inflamatórias  e anti-oxidantes colocam-no na primeira linha como “anti-aging”. Como é uma especiaria pode ser utilizada em variados pratos, para dar sabor e também uma aparência visual alegre.

 

Os probióticos são estirpes de bactérias que colonizam todas as nossas mucosas. São excelentes moduladores do sistema imunitário, promovem a absorção de nutrientes e controlam a flora patógena. Podem ser tomados também por crianças, grávidas e idosos.

Podemos aconselhar a sua toma em situações como: patologia recorrente no aparelho respiratório, infeções urinárias, candidíases, concomitantemente ou após a toma de antibióticos.

 

Dra. Ana Tavares

Farmacêutica e Consultora em Homeopatia e Nutracêuticos