Blog / Saúde / OS INIMIGOS: CELULITE E RETENÇÃO DE LÍQUIDOS


OS INIMIGOS: CELULITE E RETENÇÃO DE LÍQUIDOS


29 Abr 2021 Publicado por Dietmed

Dietmed - OS INIMIGOS: CELULITE E RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
 

É um choque quando nos deparamos com os primeiros sinais de “casca de laranja”, que afeta, em média, 8 em cada 10 mulheres.


A celulite forma-se através da modificação do tecido adiposo subcutâneo. Devido à má circulação neste tecido acumulam-se gorduras, líquidos e toxinas, além da perda de elasticidade da pele, que no seu conjunto provocam a alteração inestética conhecida por pele tipo “casca de laranja". A celulite não é um fenómeno exclusivamente estético, pode acompanhar sensibilidade dolorosa e insuficiência venosa.


A celulite apenas afeta mulheres?
 

Também pode afetar os homens, embora em menor número devido à disposição das fibras que separam os grupos das células de gordura. Nas mulheres as fibras são finas e perpendiculares à pele, ligando a pele ao tecido muscular mais profundo, enquanto nos homens são mais grossas e ligam-se à musculatura de forma oblíqua.


A retenção de líquidos, insuficiência do organismo para eliminar os fluidos em excesso, é outro inimigo comum e pode estar interligado com a celulite. São muitas as queixas de pessoas que não perdem peso, que ficam com as mãos e pernas inchadas e em que a roupa fica apertada com o decorrer do dia. A retenção pode indicar erros alimentares facilmente alteráveis, má circulação ou alterações hormonais, motivadas, por exemplo, pela menstruação, gravidez ou menopausa.

 

Carla Santos,

Departamento Técnico Dietmed