Blog / Soluções Naturais / Coleus forskohlii


Coleus forskohlii


15 Fev 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - <i>Coleus forskohlii</i>
 

Coleus forskohlii é uma planta medicinal aromática historicamente usada na medicina Ayurveda para várias indicações nomeadamente na dor, inflamação, retenção de líquidos, obstipação, alterações dermatológicas, entre outras.

Atualmente, o extrato de Coleus forskohlii é aplicado como um suplemento alimentar na eliminação de gorduras e manutenção da massa magra e outras indicações, através de extratos enriquecidos no seu principal constituinte bioativo, o forskolin, um diterpenóide.

 

As investigações demonstraram que o forskolin aumenta os níveis de AMP cíclico e a resposta associada a este aumento, por ativação da enzima adenilciclase, o que pode influenciar a libertação de histamina, aumentar a força de contração do músculo cardíaco, relaxamento do músculo liso das artérias, aumento da secreção de insulina, melhoria da função tiroidea e aumento do uso da gordura corporal através do aumento da lipólise.

 

Pelo menos 3 estudos estão associados a resultados positivos no uso deste extrato, verificando-se, de uma forma geral que o uso de 250 mg duas vezes ao dia durante 12 semanas de um extrato de Coleus forskohlii (10% forskolin) (ForsLean®) leva a uma melhoria da composição corporal com perda significativa de peso corporal, nomeadamente na perda importante de massa gorda e ganho em massa magra (p<0,05).

Estes resultados estão associados a uma capacidade de libertação dos ácidos gordos dos adipócitos por aumento do AMPc sem exercer um efeito simpaticomimético, reduzindo a possibilidade de efeitos secundários.

De facto, este extrato demonstrou um excelente perfil de segurança, sem efeitos secundários descritos nas doses recomendadas em pelo menos 7 ensaios clínicos.

 

Desta forma, o Coleus forskohlii (10% forskolin) (ForsLean®) demonstra ser um potencial agente terapêutico na manutenção do peso e no tratamento do excesso de peso e redução da obesidade.

 

Prof. Dra. Marisa Machado

Investigadora em Fitoquímica