Blog / Bem-estar / BOAS PRÁTICAS DE DESPORTO


BOAS PRÁTICAS DE DESPORTO

Benefícios da atividade física regular

15 Jul 2019 Publicado por Dietmed

Dietmed - BOAS PRÁTICAS DE DESPORTO
 

A atividade física e a prática de desporto saudável são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Este é um dos pontos fundamentais para a adoção de um estilo de vida saudável, em conjunto com uma alimentação equilibrada e com a exclusão de hábitos prejudiciais, como o consumo de tabaco.

 

A prática regular de exercício físico traz vários benefícios a vários níveis: a nível individual, física e mentalmente, e a nível social. Os seus benefícios atingem toda a gente, independentemente do sexo, da idade e do seu grau de incapacidade.

 

Numa sociedade em que cada vez mais se adotam hábitos menos saudáveis, com menos tempo para a prática de exercício, com uma alimentação cada vez menos adequada e com as consequências cada vez mais visíveis, torna-se necessário tomar ações para inverter essa tendência e fazer com que as pessoas tenham motivação para pensar na sua saúde e nas consequências na sua qualidade de vida.

 

Desporto

 

O desporto é a prática metódica de jogos ou de qualquer atividade que implique exercício físico e perícia, podendo ou não ter como objetivo a competição.

A atividade física é definida como sendo qualquer movimento do corpo produzido por músculos esqueléticos que requerem um gasto energético.

A atividade física e a prática moderada de desportos saudáveis são fundamentais para um estilo de vida saudável, sendo necessário para quem a pratica, estabelecer hábitos de prática regular que perdurem ao longo da vida, e que permitam recolher benefícios em vários campos da nossa vida.

Esta prática regular de atividade física e de desporto permite obter benefícios em toda a população, quer sejam homens ou mulheres, quer sejam novos ou velhos, sendo que podem ir de um campo mais individual para um mais social.

A nível individual, a prática de atividade física constitui um forte meio de prevenção de doenças, para além de promover o bem-estar psicológico, reduz o stress, a ansiedade e depressão.

A nível social, os hábitos de vida saudáveis da população reduzem os custos associados aos cuidados de saúde, para além de promover o aumento da produtividade e uma melhoria do ambiente físico e social em geral.

 

Atividade física recomendada

 

A prática de exercício físico deve ser adequada a cada indivíduo, devendo ter-se em consideração o tipo de atividade física realizada, tendo em conta o historial clínico e a faixa etária do indivíduo, a duração e a intensidade adequada do exercício.

Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos com sessões de 30 minutos de atividade física cumulativa e moderada, no mínimo 3 a 5 vezes por semana. Os exercícios que devem ser feitos são aqueles que mobilizam grandes grupos musculares, que permitem o aumento de força e da massa muscular, da flexibilidade, de coordenação, do equilíbrio e do controlo da postura.

Este nível de atividade pode ser atingido com atividades agradáveis e do dia a dia, como caminhar para o trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e outros desportos recreativos.

A OMS recomenda também que as pessoas inativas devem começar com pequenas quantidades de atividade física e aumentar, de forma gradual, a duração, a frequência e a intensidade ao longo do tempo.

 

Prevenção de doenças

 

A prática regular de exercício físico tem mostrado produzir vários benefícios ao ajudar a prevenir:

  • Doenças cardiovasculares
  • Hipertensão arterial
  • Osteoporose
  • Diabetes mellitus tipo 2
  • Obesidade
  • Doenças renais
  • Doenças pulmonares
  • Alguns tipos de cancro
  • Doenças do foro psicológico

 

Referências

http://europa.eu/pol/spo/index_pt.htm

http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/actividade+fisica/beneficios+actividade.htm

www.who.int