Blog / Bem-estar / Revitalizar corpo e mente


Revitalizar corpo e mente

Yoga

19 Jun 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - Revitalizar corpo e mente
 

Yoga é uma ferramenta incrivelmente completa de autorresponsabilização pela manutenção da saúde que trabalha corpo e mente.

 

Acede a todas as dimensões do ser humano, do nível mais grosseiro ao mais subtil, actuando de forma efectiva sobre os três corpos, físico, mental e energético.

 

Com o decorrer deste investimento, naturalmente, surgirá maior nitidez do entendimento espiritual da ordem das coisas, surgirá maior clareza sobre o conhecimento essencial da experiência humana, que se fará acompanhar de uma sensação de completude e felicidade.

 

Para desenvolver este trabalho de união, de conexão entre todas as dimensões humanas, o yoga serve-se de algumas práticas que são os yamas (conduta moral e ética), nyamas (conduta disciplinar individual) asanas (posturas psicofisicas), pranayama (expansão de energia vital através da respiração), pratyahara (abstracção dos sentidos), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (iluminação). Ressalvando que, antes de tudo isto, já o yoga existia e ia para lá destas fronteiras.

 

Incidindo, hoje, sobre os asanas, não sendo estes, mais importantes do que todas as outras dimensões, mas que atualmente têm um foco desmesurado, interessa saber que são mais do que parecem ser. Asana implica a qualidade de conforto e estabilidade, conciliando esforço e relaxamento. O foco, a atenção, a consciência plena do momento na construção do asana são fundamentais.

 

Nem todos são bons para toda a gente e a forma como se praticam pode ser adaptada às especificidades de cada pessoa para potenciar os seus benefícios. Os asanas atuam como veículos de reflexão e expressão do ser real na vida do dia-a-dia. São um espelho de nós mesmo muito para além do tapete de prática. São instrumentos úteis para o autoconhecimento já que funcionam como um portal para a exploração de todas as dimensões do ser humano.

 

Cuide de si, pratique savasana 15 min. por dia!

 

 

Ana Sampaio

Prof. Yoga | Terapeuta Ayurveda