Blog / Saúde / MENOS PESO, MAIS SAÚDE!


MENOS PESO, MAIS SAÚDE!


9 Ago 2020 Publicado por Dietmed

Dietmed - MENOS PESO, MAIS SAÚDE!
 

O bom tempo chegou e com ele vem a preocupação com o peso ideal. É importante ressaltar que essa preocupação deve ocorrer ao longo do ano, mas é nesta época do ano que os excessos, a dieta pobre e a falta de bons hábitos se tornam mais evidentes.

 

A obesidade em Portugal é um problema de Saúde Pública. Afeta mais de 1 milhão de adultos portugueses, ou seja 16,4 % da População com idade igual ou superior a 18 anos. No total, mais de metade da população adulta portuguesa (52,8%) sofre de pré-obesidade ou obesidade.

 

O sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de sofrer de certas doenças crónicas, não apenas doenças cardiovasculares, mas também outras, como diabetes tipo 2, osteoartrite, problemas psicológicos e até mesmo alguns tipos de cancro, como do cólon, da mama e do endométrio. Deve notar-se que a distribuição de gordura tem uma consideração importante na avaliação da obesidade e sobrepeso e no risco associado de doença.

 

Para atingir nosso peso ideal e reduzir os riscos associados é fundamental mudarmos os nossos hábitos alimentares e aprendermos a comer.

 

Aqui ficam algumas dicas simples que podem ajudar neste processo como:

 

1 - Coma devagar e mastigue os alimentos. Comer rápido reduz a segregação das hormonas que geram a sensação de saciedade, o que leva a excessos.

2 - Durma bem. É importante descansar para que o nosso corpo possa queimar gordura com mais facilidade. Dormir pouco perturba o sistema hormonal que controla o apetite e desencadeia a fome.

3 - Um intestino saudável. Foi provado cientificamente que os desequilíbrios no microbiota intestinal estão diretamente relacionados com o excesso de peso.

4 - Realize exercícios moderados adaptados à sua forma física.

5 - Beba água.

 

Numa perda de peso deve-se ter, igualmente, atenção com a pele, para evitar a flacidez e a perda de tónus.

 

Dra. Natalia Dopacio,
Departamento Técnico da Dietmed