Blog / Soluções Naturais / Colagénio


Colagénio

Os seus benefícios

5 Jun 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - Colagénio
 

O colagénio é a proteína mais abundante no corpo humano, representando cerca de 30% da proteína total do corpo. O colagénio dá a estrutura aos tendões, cartilagem, ossos e tecido conjuntivo.

 

De facto, existem destintos tipos de colagénio, o tipo I que ocorre na pele e osso e é usado para a produção de colagénio hidrolisado e gelatina; o tipo II que ocorre quase que exclusivamente no tecido cartilaginoso; o tipo III que também ocorre na pele; e o colagénio tipo IV que é um componente das membranas.

 

São vários os estudos que demonstram a importância do colagénio na doença osteoarticular já que é responsável pela força e flexibilidade do tecido cartilaginoso, sendo um importante componente da matriz da cartilagem.

 

Atualmente a biodisponibilidade do colagénio foi significativamente melhorada ao se fazer suplementação com colagénio hidrolisado, o qual é degradado por um processo natural (hidrólise) para facilitar a fácil absorção para a corrente sanguínea. O hidrolisado de colagénio estimula a síntese de colagénio pelos condrócitos, verificando-se redução da dor, redução da medicação SOS e melhoria da mobilidade articular e consequentes benefícios nas atividades diárias.

 

Ao nível dos benefícios na patologia articular, as recomendações são para se fazer a terapia conjunta com combinação de nutracêuticos de forma a se promover sinergias. Por outro lado, os benefícios do colagénio na pele também estão bem documentados por publicações da especialidade, verificando-se uma melhoria da tonicidade da pele com redução significativa das rugas, demonstrando marcados efeitos anti-aging.

 

 

Prof. Dra. Marisa Machado
Investigadora em Fitoquímica