Blog / Soluções Naturais / UtiRose™


UtiRose™

O que é?

13 Mar 2018 Publicado por Dietmed

Dietmed - UtiRose™
 

UtiRose™ é uma marca registada de um extrato seco de Hibiscus sabdariffa contendo pelo menos 50% polifenóis (flavonóides e antocianidinas) avaliado clinicamente. Hibiscus sabdariffa é uma planta medicinal historicamente usada na medicina tradicional para a profilaxia e tratamento de cálculos urinários, como diurético, antibiótico, antihipertensivo, antiespasmódico e anti-inflamatório, entre outras aplicações.

 

Os principais constituintes ativos desta planta incluem polifenóis, antocianinas, bem como ácido L-ascórbico, quercetina e ácidos orgânicos. É devido a esta composição que esta planta tem demonstrado um efeito bacteriostático contra a maioria dos microorganismos patogénicos responsáveis pelas infecções do trato urinário (Staphylococcus spp., Streptococcus spp., Enterococcus faecalis, Escherichia coli, Enterobacter spp. Candida spp. e outros).

 

Possui ainda propriedades antiinflamatórias, descongestionantes, e efeito antiaderente que impede a adesão dos microrganismos às paredes do trato urinário e por consequência inibe o seu desenvolvimento e proliferação. Por tudo isto, o extrato de Hibiscus sabdariffa reduz a recorrência das infeções urinárias melhorando inclusivamente a disúria associada.

 

Um estudo em doentes em cuidados continuados demonstrou que a toma de H. sabdariffa reduziu a incidência de ITU em 36%, em residentes com cateteres urinários. Reduziu ainda a expressão de genes associados à inflamação bem como de mediadores pro-inflamatórios no trato urinário. Por outro lado, o extrato inibe também a capacidade de coinfecção pela Candida albicans, em ITU recorrentes.

 

Um estudo duplo-cego versus placebo, durante 168 dias, em 160 mulheres, verificou uma diminuição de 77% nas infecções urinárias. De facto a infeção do trato urinário (ITU) é altamente prevalente e a antibioticoterapia tem sido tradicionalmente escolhida para o tratamento e prevenção da ITU, no entanto, o uso a longo prazo de antibióticos não só aumenta os custos como também induz o aumento de bactérias resistentes a antibióticos.

Assim, uma terapia complementar ou mesmo alternativa para ITU é necessária para substituir o uso a longo prazo de antibióticos.

 

O extrato desta planta demonstrou ainda atividade antiurolitítica devido à diminuição da deposição de constituintes formadores de cálculos nos rins. Um ensaio clínico que testou o feito de H. sabdariffa em 18 pacientes durante 15 dias, revelou um efeito uricosúrico com aumento significativo na excreção e eliminação de ácido úrico.

Com UtiRose™ é possível o tratamento e a profilaxia de infeções do trato urinário, agudas e recorrentes, podendo também obter-se resultados positivos no tratamento e prevenção da urolitíase.

 

 

Prof. Dra. Marisa Machado

Investigadora em Fitoquímica