Blog / Soluções Naturais / Centelha Asiática


Centelha Asiática


1 Mar 2019 Publicado por Dietmed

Dietmed - Centelha Asiática
 

Centella asiática (Gotu Kola) é uma planta medicinal tradicional, que é usada principalmente na terapia Ayurveda, mas tem sido usada também na medicina tradicional chinesa, com benefícios para a saúde cardiovascular (em particular, Insuficiência Venosa Crónica), nas taxas de regeneração cutânea, cicatrização de feridas e também melhoria do desempenho cognitivo.

 

A Centella asiática aumenta a libertação de uma molécula de sinalização anti-inflamatória (IL-1) a partir de células imunitárias (macrófagos) em concentrações extremamente baixas, muito importante para a suplementação oral, o que em parte justifica os benefícios para a Insuficiência Venosa Crónica (que são bastante comprovadas com evidência científica) e os seus benefícios antirreumáticos.

 

Finalmente, esta planta pode inibir um grupo de enzimas que degradam o colagénio, aumentando simultaneamente a taxa de colagénio e de formação de glicosaminoglicanos que é sintetizada e um ao aumento da taxa de cicatrização das feridas e de firmeza da pele.

 

Estas propriedades justificam a sua aplicação ao nível da melhoria da circulação venosa quer na componente terapêutica, quer na componente estética. Assim, os estudos têm descrito efeitos na redução do edema, na Insuficiência Venosa Crónica, bem como na melhoria da circulação e mais especificamente na microcirculação.